Environmental & Social Information • Jul 16, 2007
Environmental & Social Information
Open in ViewerOpens in native device viewer
Mozelos, Portugal, 16 de Julho de 2007, a CORTICEIRA AMORIM, SGPS, S.A. [Euronext Lisbon: COR; ISIN: PTCOR0AE0006] publica o primeiro Relatório de Sustentabilidade da indústria da cortiça, promovendo com os seus Stakeholders uma reflexão partilhada sobre a forma como desenvolve a actividade e as potenciais melhorias, visando o bem estar de todos.
Impacto do montado de sobro: A exploração do montado, em grande parte viabilizada pela actividade da CORTICEIRA AMORIM, tem um impacto positivo a nível da fixação de carbono contribuindo para mitigar as emissões de gases com efeito de estufa, origem das alterações climáticas.
Com base num primeiro estudo realizado em Portugal pelo Instituo Superior de
Agronomia, estima-se que o montado português tenha representado em 2006 um sumidouro de cerca de 4,8 milhões de toneladas de CO2, correspondentes aos 736 700 ha de montado existentes em Portugal. Atendendo a que as emissões totais de Portugal rondam os 85 milhões de toneladas, estima-se que o montado de sobro seja responsável pela fixação de 5% das emissões totais de CO2.
Produtos da Corticeira Amorim como sumidouros de carbono: O carbono fixado pelos sobreiros é armazenado na cortiça e nos produtos produzidos pela CORTICEIRA AMORIM, e aí se mantém durante todo o tempo de vida útil do produto, só se libertando quando o produto for incinerado ou por decomposição orgânica. A reciclagem atrasa a emissão desse carbono de volta para a atmosfera. No caso específico das rolhas para vinho, verifica-se a fixação de 8,8 g de CO2 por cada rolha de cortiça.
Consumo de energia: Uma importante contribuição para a redução das emissões de CO2 é a utilização dos desperdícios de biomassa vegetal provenientes das suas actividades produtivas para a produção de energia, dado que as emissões de CO2 da queima da biomassa são consideradas neutras. Em 2006 foram utilizadas cerca de 410 mil GJ de biomassa na produção de energia, sendo o total de energia consumida inferior a 890 mil GJ.
Transportes: No âmbito do transporte de mercadorias e produtos e no que concerne às medidas adoptadas com impacto na redução de emissões de CO2 é de salientar favorecimento do transporte de mercadorias por via marítima, em detrimento da via rodoviária, conforme se evidencia na tabela seguinte:
| 2004 | 2005 | 2006 | |
|---|---|---|---|
| Navio | 33,7% | 40,4% | 46,8% |
| Camião | 66,3% | 59,6% | 53,2% |
Tabela: percentagem da quantidade de mercadorias e produtos saídos de Portugal por navio e camião
O sobreiro constitui a base de um sistema ecológico único no mundo, contribuindo para a sobrevivência de muitas espécies da fauna autóctone e para a salvaguarda do ambiente. Este ecossistema inclui várias espécies de formigas, abelhas, borboletas e répteis, bem como o lince ibérico, a espécie de felino mais gravemente ameaçada de extinção do planeta. Destaca-se ainda a elevada variedade de aves, algumas delas igualmente ameaçadas, como é o caso do abutre-negro, a cegonha preta ou a águia imperial.
O montado desempenha um papel fundamental no combate à desertificação na medida em que contribui para a fixação do solo e da matéria orgânica, diminuindo a erosão e aumentando a retenção de água. É de destacar também a importância do montado de sobro como barreira ao avanço do deserto em países do Norte de África, como é o caso da Argélia.
A optimização da quantidade de cortiça em todo o ciclo produtivo é uma das estratégias de sustentabilidade da CORTICEIRA AMORIM.
As aparas geradas durante o processo produtivo das rolhas ou a cortiça que não reúna características adequadas para a sua produção são incorporadas noutras aplicações de elevado valor acrescentado. A parte que não é passível de ser incorporada em produtos é valorizada como fonte de energia (biomassa). Não existem por isso desperdícios ou resíduos de cortiça. Nada se perde, tudo é valorizado.
Além do aproveitamento integral da cortiça e sempre que é viável, opta-se pela utilização de materiais reciclados (265 toneladas em 2006)
Ao nível da gestão de resíduos, salienta-se a valorização de 82% dos resíduos produzidos.
Formação: A CORTICEIRA AMORIM aposta no desenvolvimento e na valorização das competências dos seus colaboradores, motivando-os e criando condições para o sucesso da Organização.
O volume de formação, que em 2006 superou as 38.000 horas, aumentou 19% face ao ano anterior. Destaca-se a implementação de programas de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, com o objectivo de aumentar o nível de qualificação dos adultos activos e incentivar a formação ao longo da vida.
Prevenção, Higiene e Segurança: A prevenção e a resposta adequada a emergências são asseguradas através de planos internos, validados por auditores externos, que definem as responsabilidades de actuação em caso de contingência. Neste âmbito é de salientar a certificação pela OHSAS 18001 (Sistema de Gestão de Segurança e Higiene no Trabalho) da Corticeira Amorim - Indústria, S.A..
Direitos Humanos: A salvaguarda e o respeito pelos Direitos Humanos é uma prática básica da CORTICEIRA AMORIM em todos os países onde opera, sendo de destacar a este nível a certificação pela Wine Industry Ethical Trade Association (WIETA) da Amorim Cork South Africa - a primeira acreditação do mundo de Ética Comercial e Organizacional concedida a uma empresa de cortiça.
Paulo Bessa Corticeira Amorim SGPS, SA Tel: + 351 22 747 5683 E-mail: [email protected]
Sobre CORTICEIRA AMORIM SGPS, SA:
Tendo iniciado a sua actividade no século XIX, a CORTICEIRA AMORIM tornou-se na maior empresa transformadora de produtos de cortiça do mundo, gerando um volume de negócios superior a 440 milhões de euros em 103 países. A CORTICEIRA AMORIM e as suas subsidiárias fazem parte de um esforço concertado para a conservação e preservação de milhões de sobreiros espalhados pela bacia do Mediterrâneo. Temos orgulho da nossa contribuição na correcta utilização desta importante floresta que desempenha um papel fundamental na fixação de CO2, na preservação da biodiversidade e no combate à desertificação. Para saber mais informação convidamo-lo a visitar páginas informativas na Internet como www.corkfacts.com ou www.apcor.pt.
CORTICEIRA AMORIM; S.G.P.S., S.A. Sociedade Aberta
Edifício Amorim I Rua de Meladas, n.º 380 Apartado 20 4536-902 MOZELOS VFR PORTUGAL
Tel.: 22 747 54 00 Fax: 22 747 54 07
E-mail: [email protected]
Capital Social: EUR 133 000 000,00 C.R.C. Sta. Maria da Feira Registo e NIPC: 500 077 797
Building tools?
Free accounts include 100 API calls/year for testing.
Have a question? We'll get back to you promptly.