Audit Report / Information • Mar 11, 2009
Audit Report / Information
Open in ViewerOpens in native device viewer
P. MATOS SILVA. GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS
SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS
É da responsabilidade do Conselho de Administração a preparação de demonstrações financeiras que apresentem de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da Empresa, o resultado das suas operações e os seus fluxos de caixa, a adopcão de políticas e critérios contabilísticos adequados e a manutenção de um sistema de controlo interno apropriado, bem como a informação de quaisquer factos relevantes que tenham influenciado a sua actividade, posição financeira ou resultados.
A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião profissional e independente, baseada no nosso exame daquelas demonstrações financeiras.
Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão Telf.: 239 836 532 Fax: 239 836 937 R. Machado de Castro, 76, 4º Dto 3000-320 Coimbra E-mail: [email protected] R. Luciano Cordeiro, 113, 6º Esq. 1150-214 Lisboa Telf.: 213 522 176 Fax: 213 521 924 E-mail: [email protected]
Capital social: 7 500 €uros - Contribuinte nº 501 801 804 - Inscrição na O.R.O.C. com o nº 44 Inscrição no Registo de Auditores da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários nº 1054
P. MATOS SILVA, GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS
O exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes de Revisão/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja planeado e executado com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável de que as demonstrações financeiras estão isentas de distorções materialmente relevantes. Para tanto, o referido exame incluiu a verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e informações divulgadas nas demonstrações financeiras e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pelo Conselho de Administração, utilizadas na sua preparação, a apreciação da adequação das políticas contabilísticas adoptadas e da sua divulgação, tendo em conta as circunstâncias, a verificação da aplicabilidade do princípio da continuidade, e a apreciação da adequação, em termos globais, da apresentação das demonstrações financeiras.
O nosso exame abrangeu também a verificação da concordância da informação financeira constante do Relatório de Gestão com as demonstrações financeiras.
Entendemos que o exame efectuado proporciona uma base aceitável para a expressão da nossa opinião.
Sem afectar a opinião expressa no parágrafo anterior, chamamos a atenção para o sequinte:
Tal como referido na Nota 3. c) do Anexo, os investimentos financeiros em filiais e associadas são registados pelo método da equivalência patrimonial. Como
Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão
GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS
explicado na Nota 40 do Anexo às demonstrações financeiras em 2008, a participada PT Comunicações, S.A. procedeu à reavaliação dos bens imóveis afectos à sua actividade, bem como da sua rede de condutas, tendo, consequentemente, destas reavaliações resultado um aumento do Activo e do Capital Próprio da Portugal Telecom, SGPS, S.A. em cerca de 790.687.000 Euros.
Lisboa, 18 de Fevereiro de 2009
P. Matos Silva, Garcia Jr., P. Caiado & Associados Sociedade de Revisores Oficiais de Contas
representada por Petes (ments alde)
Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão
Building tools?
Free accounts include 100 API calls/year for testing.
Have a question? We'll get back to you promptly.