AI Terminal

MODULE: AI_ANALYST
Interactive Q&A, Risk Assessment, Summarization
MODULE: DATA_EXTRACT
Excel Export, XBRL Parsing, Table Digitization
MODULE: PEER_COMP
Sector Benchmarking, Sentiment Analysis
SYSTEM ACCESS LOCKED
Authenticate / Register Log In

CTT-Correios de Portugal

Audit Report / Information Mar 11, 2009

1911_10-k_2009-03-11_2ec0b925-f279-4323-b8e5-8b5988814aae.pdf

Audit Report / Information

Open in Viewer

Opens in native device viewer

P. MATOS SILVA. GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS

SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

CERTIFICACÃO LEGAL DAS CONTAS INDIVIDUAIS

INTRODUÇÃO

  1. Examinámos as demonstrações financeiras individuais da Portugal Telecom, SGPS, S.A. ("Empresa") do exercício findo em 31 de Dezembro de 2008, as quais compreendem o balanço em 31 de Dezembro de 2008 (que evidencia um total de 12.099.453.245 Euros e um total do capital próprio de 1.202.335.209 Euros, incluindo um resultado líquido de 488.717.970 Euros), as demonstrações dos resultados por naturezas e por funções e a demonstração dos fluxos de caixa do exercício findo naquela data, e o correspondente anexo. Estas demonstrações financeiras referem-se à actividade da Empresa a nível individual e foram preparadas de acordo com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal.

RESPONSABILIDADES

  1. É da responsabilidade do Conselho de Administração a preparação de demonstrações financeiras que apresentem de forma verdadeira e apropriada a posição financeira da Empresa, o resultado das suas operações e os seus fluxos de caixa, a adopcão de políticas e critérios contabilísticos adequados e a manutenção de um sistema de controlo interno apropriado, bem como a informação de quaisquer factos relevantes que tenham influenciado a sua actividade, posição financeira ou resultados.

  2. A nossa responsabilidade consiste em expressar uma opinião profissional e independente, baseada no nosso exame daquelas demonstrações financeiras.

Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão Telf.: 239 836 532 Fax: 239 836 937 R. Machado de Castro, 76, 4º Dto 3000-320 Coimbra E-mail: [email protected] R. Luciano Cordeiro, 113, 6º Esq. 1150-214 Lisboa Telf.: 213 522 176 Fax: 213 521 924 E-mail: [email protected]

Capital social: 7 500 €uros - Contribuinte nº 501 801 804 - Inscrição na O.R.O.C. com o nº 44 Inscrição no Registo de Auditores da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários nº 1054

P. MATOS SILVA, GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

ÂMBITO

  1. O exame a que procedemos foi efectuado de acordo com as Normas Técnicas e as Directrizes de Revisão/Auditoria da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, as quais exigem que o mesmo seja planeado e executado com o objectivo de obter um grau de segurança aceitável de que as demonstrações financeiras estão isentas de distorções materialmente relevantes. Para tanto, o referido exame incluiu a verificação, numa base de amostragem, do suporte das quantias e informações divulgadas nas demonstrações financeiras e a avaliação das estimativas, baseadas em juízos e critérios definidos pelo Conselho de Administração, utilizadas na sua preparação, a apreciação da adequação das políticas contabilísticas adoptadas e da sua divulgação, tendo em conta as circunstâncias, a verificação da aplicabilidade do princípio da continuidade, e a apreciação da adequação, em termos globais, da apresentação das demonstrações financeiras.

  2. O nosso exame abrangeu também a verificação da concordância da informação financeira constante do Relatório de Gestão com as demonstrações financeiras.

  3. Entendemos que o exame efectuado proporciona uma base aceitável para a expressão da nossa opinião.

OPINIÃO

  1. Em nossa opinião, as demonstrações financeiras individuais acima referidas, apresentam de forma verdadeira e apropriada, em todos os aspectos materialmente relevantes, a posição financeira da Portugal Telecom, SGPS, S.A. em 31 de Dezembro de 2008, o resultado das suas operações e os seus fluxos de caixa no exercício findo naquela data, em conformidade com os princípios contabilísticos geralmente aceites em Portugal.

ÊNFASE

  1. Sem afectar a opinião expressa no parágrafo anterior, chamamos a atenção para o sequinte:

  2. Tal como referido na Nota 3. c) do Anexo, os investimentos financeiros em filiais e associadas são registados pelo método da equivalência patrimonial. Como

Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão

GARCIA JR., P. CAIADO & ASSOCIADOS SOCIEDADE DE REVISORES OFICIAIS DE CONTAS

explicado na Nota 40 do Anexo às demonstrações financeiras em 2008, a participada PT Comunicações, S.A. procedeu à reavaliação dos bens imóveis afectos à sua actividade, bem como da sua rede de condutas, tendo, consequentemente, destas reavaliações resultado um aumento do Activo e do Capital Próprio da Portugal Telecom, SGPS, S.A. em cerca de 790.687.000 Euros.

Lisboa, 18 de Fevereiro de 2009

P. Matos Silva, Garcia Jr., P. Caiado & Associados Sociedade de Revisores Oficiais de Contas

representada por Petes (ments alde)

Sócios: Pedro Matos Silva, José Garcia Júnior, António Pires Caiado, João Paulo Ferreira, Luísa Maria Rebordão

Talk to a Data Expert

Have a question? We'll get back to you promptly.